Desmistificando a moda

moda

Olá pessoas, hoje vim aqui falar pra vocês um pouco sobre a moda, o setor têxtil, o design. Vim, principalmente, para esclarecer a importância desta indústria para Santa Catarina, para o Brasil e para o mundo.

Em primeiro lugar precisamos deixar bem claro o que é moda! Já pararam para pensar sobre? Cosgrave (2012) considera que a moda é a manifestação da personalidade de cada um, com suas características e individualidades expressas por meio de suas roupas, acessórios, penteados e tudo o que mais for necessário. Já Treptow (2013), nos lembra que a indumentária e posteriormente a moda acompanham o homem desde os primórdios, mesmo que estas peças tenham sido utilizadas para proteção, por pudor, por exibição ou por acreditar que estas peças lhe conferissem certa magia, o fato é que nos vestimos por motivações e características diferentes umas das outras.

Pensando em tudo o que li e estudei até hoje sobre moda, gosto de pensar nela como a expressão de cada um de nós, com nossas personalidades, nossas forças e até medos, perpassando num conjunto de peças que utilizamos e mostram o nosso melhor (ou pior!). A escolha é sempre nossa! Devemos lembrar que a moda serviu como forma de expressão  de milhares de pessoas ao longo da história, seja para lutar contra algo ou então se apresentar como pessoas libertas de determinados padrões e tudo mais! Ou seja, moda é incrível e muito mais essencial do que você imagina!

Agora vamos a alguns números!!!

De acordo com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção), mostra que em 2017:

– Produção média de confecção: 5,9 bilhões de peças; (vestuário + meias e acessórios + cama, mesa e banho), contra 5,7 bilhões de peças em 2016;

– Trabalhadores: 1,479 milhão de empregados diretos e 8 milhões de adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 75% são de mão de obra feminina;

– 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos);

– 2º. Maior gerador do primeiro emprego;

– Número de empresas: 29 mil em todo o País (formais);

– Quarto maior parque produtivo de confecção do mundo;

– Quinto maior produtor têxtil do mundo;

– Segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de denim do mundo;

– Quarto maior produtor de malhas do mundo;

– Representa 16,7% dos empregos e 5,7% do faturamento da Indústria de Transformação;

– A moda brasileira está entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo;

– Temos mais de 100 escolas e faculdades de moda;

– O Brasil é, ainda, a última Cadeia  Têxtil  completa  do Ocidente. Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo;

– Indústria que tem quase 200 anos no País;

– Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear  e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie; (ABIT, p. 1, 2017).

Então, após tudo isso, vamos parar de julgar como uma área que seja fútil ou apenas glamour, há muito trabalho, esforço e busca por reconhecimento de uma indústria tão forte e resiliente, que tem encontrado o seu caminho e o Brasil tem se mostrado cada vez mais original na sua trajetória. Sei que hoje foi meio “sérião” o nosso papo, porém essa é uma luta pessoal! Um beijo e até a próxima!

Jads L. Brognara

Referências

ABIT. Perfil do setor. 2017 Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor&gt;. Acesso em: 02 fev. 2018.

COSGRAVE, Bronwyn. História da indumentária e da moda: da antiguidade aos dias atuais. Barcelona: Gustavo Gili, 2012. 256 p. ISBN 9788425224591.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo (SP): D. Treptow, 2013. 207 p. ISBN 9788590371823.

via Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.