Seja FODA!

explore thedeepestwaters

Aaaaaah, que livro! Quando o meu namorado quis comprar este livro a alguns meses atrás fiquei meio assim, preocupada com o que traria esta obra (quem me conhece sabe que sou meio chata com essa coisa de “palavrões”), porém também sei que em alguns momentos apenas esta palavrinha de 4 letras expressa o que queremos dizer.

Então o livro chegou, com esta capa toda minimalista, com um design clean, objetivo e muito certeiro para cativar o leitor. O Caio Carneiro se tornou uma referência para mim, em pouquíssimas páginas. A maneira como o livro se apresenta, ressaltando as frases de impacto e nos fazendo perceber coisas tão simples que deixamos passar no dia a dia, tudo isso cativa, encanta e nos deixa inconformados.

Blue and Yellow Geeky Valentines Card

Cativa pela maneira como vai direto ao ponto, não deixa margem para dúvidas e o melhor é a história dele, de como Caio percebeu ao mundo ao seu redor e isso faz com que a sua trajetória seja tão incrível e única. Única a sua maneira, pois ele cita que somos a média das 5 pessoas das quais mais convivemos e isso deve nos fazer questionar: quem está conosco? São pessoas da qual realmente admiro? Qual a importância delas em minha vida?

Explicando o nome: logo no início o autor já deixa claro o que é FODA, Feliz, Otimista, Determinado e Abundante. Mas, de todo o livro o que não sai da minha mente é o capítulo em que ele fala que o “Segredo está na palma da sua mão” e eu levo isso para todas as situações, compartilho com o máximo de pessoas que consigo, apresento aos meus alunos, pois quanto mais pessoas assim tivermos, melhor será o mundo que idealizo e acredito ser possível existir.

Agora vamos explicar este “segredo”, o primeiro ponto é o dedo polegar e ele é a nossa positividade e otimismo, e como eu gosto disso, de pessoas felizes, de bem com a vida, que apesar de todos os pesares acreditam na possibilidade, na esperança e no lado bom das situações. Isso não significa ser tolo e esperar que as coisas surjam do nada e se materializem a sua frente, é trabalhar duro e acreditar, acima de tudo, que é possível.

O indicador: é visão e a direção. Você já pensou onde quer chegar? Trabalhar por trabalhar, agir por agir, sem saber onde exatamente chegar é desperdício de tempo e energia. Lembram que já falamos sobre metas? É aqui que elas se encaixam. Não é possível alcançarmos algo sem saber o que exatamente é isso. Nesta situação temos aquelas pessoas que são frustradas com suas escolhas, que não entendem por que trabalham tão duro e não alcançam nada, pois muito provavelmente elas não sabem o seu propósito e não sabem por que trabalham, por que lutam! Não seja uma destas pessoas, saiba onde chegar e descubra como!

O dedo médio: tenha atitude e execute. Não nos basta saber onde chegar e ser positivo, não nos basta sonhar e esperar as coisas acontecerem. Você deve tomar a atitude, levantar e correr atrás destes sonhos, se não, eles continuarão como sonhos. APRENDA A DIZER NÃO (maiúsculas gritantes, pois tenho que aprender essa ainda!!!). Saiba os momentos certos de agir, as vezes voltar atrás, encontre as ferramentas adequadas para cada etapa, só não fique parado no tempo esperando, aguardando que caia do céu o que você tanto espera, não é bem assim que o mundo funciona.

O dedo anelar: compromisso e valores. Eu gosto desse, como uma boa taurina fidelidade é o meu forte, ser fiel com aquilo e aqueles que confio, jamais passar sobre outros ou sobre aquilo que estimo para alcançar algo. Não há mérito, não há honra e não há orgulho se você fizer algo desta maneira. A conquista de algo deve vir e ser merecida quando é VOCÊ quem fez, quem batalhou e fez valer. Não, você não vai alcançar tudo sozinho, muitas pessoas farão parte desta caminhada com você, mas cada um terá seu mérito e suas glórias, não tome do outro o que não é seu.

E por último, mas não menos importante, o dedo mínimo: controle emocional e detalhes. Aqui é onde acontecem grandes perdas, por se deixar levar pelo momento, pela raiva ou pelo medo. Por não saber o que exatamente expressar ou por um pequeno detalhe que não parecia ter grande significado, por tudo a perder. Saiba respirar fundo, contar até mil, controlar-se. Encontre válvulas de escape (e isso não significa estourar com a sua família, com o seu companheiro ou com seus colegas de trabalho), faça um exercício físico, leia, tenha um hobby, algo que te faça esquecer as coisas por um tempo e deixe fluir apenas.

Quando aprenderes a equilibrar estes cinco pontos as coisas tomarão o seu rumo e você se descobrirá mais feliz, mais motivado, melhor consigo mesmo. Resumindo tudo isso “Seja FODA” vale muito a pena. Caio Carneiro é um empresário maravilhoso (vale a pena seguir seus perfis nas redes sociais!!!), um escritor FODA e uma nova referência para mim!

Jads L. Brognara

 

CARNEIRO, Caio. Seja FODA!: feliz, otimista, determinado e abundante. São Paulo: Buzz, 2017.

via books

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.