O que é pesquisa de moda?

pesquisa de moda

Olá pessoas! Vocês já ouviram falar em Pesquisa de Moda?

“É a investigação criativa, é o registro de informações para usar agora ou no futuro […] acima de tudo, o processo de pesquisa deve ser divertido, estimulante, informativo e, o mais importante, útil.” (SEIVEWRIGHT, p. 10, 2009)

Esta é a definição de Seivewright para pesquisa de moda, ou seja, é uma investigação, uma busca por conteúdos, material, informações que sirvam de inspiração para criar suas peças ou coleções.

A pesquisa de moda é algo que nunca cessa, o designer não deixa de pesquisar nem em momentos comuns como uma volta no shopping, uma ida ao cinema ou uma simples volta pelas ruas, pois tudo pode ser inspiração para ele.

tracoselinhas.wordpress.com

Existem algumas profissões que trabalham puramente com pesquisa, como é o caso do coolhunter (mas este é um personagem para outro post!!!) e estes vivem em um processo de estudos, viagens, análises e buscas constantes por movimentos ao redor do mundo que podem significar um novo comportamento, local ou global.

E uma destas muitas análises e a análise das ruas, do comportamento das pessoas “normais” ou que não tem, necessariamente, a influência direta da moda (que não trabalham ou estudam o tema). Esta análise costuma acontecer em grandes cidades como Nova Iorque (estas fotos são da cidade!!!), Tóquio, Londres, São Paulo, entre outras referências que podem representar relevância para estes estudos!

Design sem nome (1)

E vocês podem observar nestes painéis que há determinados padrões, repetições de comportamento e de escolhas, como cores, modelagens, acessórios e até cortes de cabelo. Este é um dos tipos de pesquisa de moda: a análise das ruas! Aah, vale ressaltar que estas referências aqui são para o próximo inverno, então já observa aí o que está vindo!!! Beijos e até a próxima!

Jads L. Brognara

SEIVEWRIGHT, Simon. Pesquisa e design: s. f. a investigação sistemática e o estudo de materiais e fontes : s. um desenho feito para mostrar a aparência e a funcionalidade de uma peça antes de ela ser criada. Porto Alegre: Bookman, c2009. 175 p.

Imagens: wgsn.com

via Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.