Qual a sua escolha?

Olá pessoas! Pergunta do dia: O que vocês escolhem para vestir? E não, não estou falando sobre o look do dia não. Estou falando das suas escolhas na hora da compra, no momento em que você decide adquirir uma nova peça, onde você busca?

Neste final de semana, mais precisamente no dia 24/03, o curso na qual leciono (Design de Moda SENAI/UNESC), organizou mais um (RE) Bazar, um evento, uma loja, um novo conceito para “comprar” peças de roupa, junto com o PIK NIK coletivo e foi um sucesso. Nesta situação a “compra” é na verdade uma troca, onde você troca as suas peças por outras, ou seja, a sua roupa ou sapato que já trilhou uma história super legal com você, pode ir trilhar um novo caminho com outro alguém! Esse é um dos novos jeitos de “consumir”, sem necessariamente comprar algo novo, e o melhor, não tem um preço tão caro assim, né?!?

good2.png
Fonte: SENAI/UNESC (2018)

Estamos em uma época em que saber de onde vem a minha roupa é muito, muito importante. Será que as marcas da qual eu consumo algo são ecologicamente corretas? Será que a mão-de-obra é valorizada? Ou é uma marca que trabalha com mão-de-obra escrava? É nossa responsabilidade não financiar mais este tipo de situação, e sim, se você compra algo de alguma marca que trabalha desta maneira, você é responsável pelas atitudes deles também, essa conta também é sua.

20180327_110940

Muitas peças da qual eu utilizo são de marcas locais ou então peças produzidas por costureiras em seus ateliês, ou seja, elas cobram o seu valor e eu sei como é produzido. Além de valorizar este trabalho que é quase artesanal, dá uma oportunidade gigante a nossa imaginação, porque você pode fazer aquilo que quer, com o tecido que espera e o melhor, pouco provável que exista algo similar no mundo!

Algumas dicas, caso você pense em fazer algo diretamente com as costureiras:

– Tenha alguém de confiança, isto é muito importante e lhe dará segurança na hora de pedir o que quer;

– Outra coisa maravilhosa: eu, quando gosto de um modelo, já mando fazer mais de uma peça em cores diferentes, assim aproveito ao máximo!!!

– Saber o que quer é muito, muito importante! Use referências de imagens ou até desenhos, e converse bastante com a costureira para deixar bem claro o que você espera, deste jeito você não corre o risco de não gostar da peça;

good1.png

– Tecidos: se você não entende muito sobre tecidos, faça uma visita prévia na costureira e peça algumas dicas sobre o melhor tipo para a peça que você deseja, ou então, há algumas costureiras que compram o tecido e depois vocês combinam os valores de mão-de-obra + materiais utilizados;

– Tenha uma coisa em mente: não necessariamente mandar fazer a peça na costureira sairá mais barato do que comprar direto na loja. Por quê? Porque neste caso envolve a produção de uma peça única, o tempo que se leva para produzir uma única peça, para um tamanho específico é muito maior do que o de produzir várias peças sem tamanhos diferenciados. Além disso, o acabamento tende a ser superior ao encontrado nas lojas comuns (não estou falando de grifes ou marcas que produzem peças de alto valor agregado ok?!?!).

good

Além de tudo isso, você pode desenvolver várias peças junto com a costureira, não apenas peças para o dia a dia, como vestidos de festa e muito mais. É claro, você deve saber que as costureiras trabalham com produções diferentes e cada uma com a sua especialidade, encontre a sua e seja feliz! Outro detalhe: hoje, há muitas costureiras, que não são apenas costureiras, são designers por formação e optaram por trabalhar com seus ateliês e estas podem te ajudar ainda mais a descobrir o que melhor encaixa com o seu perfil, biótipo e até as melhores cores para o seu tom de pele, então vale a visita, com certeza! Ainda tem dúvidas sobre isso? Manda pra mim, vamos conversando! Beijos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.