
Sabem de uma coisa, se eu pudesse dar um conselho a alguém sobre carreiras e opções para a vida profissional eu diria: NÃO SEJA PROFESSOR.
1º É APAVORANTE: sério, quem é professor sabe muito bem disso, primeiro dia de aula do semestre ou do ano: você não sabe o que vai encontrar. Será que é uma turma mais animada ou mais séria? É uma turma que prefere atividades mais teóricas ou mais práticas? Será que eles vão gostar de você? Aquele frio na barriga (que deve acontecer sempre – se não, significa que você perdeu a paixão por aquilo que faz!!!), aquela expectativa, aquela sensação de surpresa, é apavorante sim, e é também a coisa mais incrível.
2º VOCÊ NÃO PODE PARAR NUNCA: nem de estudar, nem de se atualizar e a todo momento você está pensando em algo que possa ser usado em suas aulas. Tudo é aprendizado. A sua busca se torna também o caminho pela qual você se guia e acaba guiando muitos de seus alunos. Você está sempre conhecendo algo novo. Descobrindo novas possibilidades. Explorando novos mundos. Já pensou que coisa mais terrível isso?

3º VOCÊ NÃO PARA DE CONHECER PESSOAS: sério, essa, acredito eu, seja uma das coisas mais absurdas na vida de um professor. Você está sempre conhecendo pessoas incríveis de tão maravilhosas, descobrindo histórias tão estupendas e possibilidades tão diversas que você sempre se pega pensando: o que mais eu posso fazer? Quem mais posso conhecer e que vão continuar me mostrando o quão linda e incrível a vida é?
4ª NÃO HÁ COMO VOCÊ DESAPEGAR: sim, isso é o mais difícil. Deixar as pessoas seguirem os seus caminhos, acreditar que você deu o seu melhor e que juntos – você, seus alunos, as turmas – fizeram o melhor que podiam uns pelos outros e agora é desbravar seus próprios desafios. Eles se vão e muitas vezes você se pega pensando: onde será que estão? Que escolhas fizeram? Sera que estão felizes? Não, essa parte não é fácil.

5º O TEMPO PASSA RÁPIDO DEMAIS: este acredito não se aplicar apenas a professores, mas a todos nós, seres humanos que vivem a vida ao máximo da sua beleza. Encontramos nas ruas aqueles alunos das turmas passadas, pessoas incríveis que passaram em seu caminho e você percebe, que tranquilamente, se passaram anos e eles tem outras histórias, ainda melhores, para te contar. Ai você se dá conta de que: você fez parte daquela história. Você fez parte da vida de alguém e se pega pensando novamente: será que eu fui ou ajudei a construir bons capítulos destas histórias?
É, eu realmente não indico a você, que está lendo este texto a ser professor. A não ser, é claro, que você queira uma vida cheia de amor, de novidades, cheia de pessoas maravilhosas e aventuras únicas. Sim, você dedica um tempo gigante a isso, perde alguns cabelos, mas o que você ganha, aaaaah, isso nada no mundo paga. Você ganha tudo aquilo que você passou para os outros multiplicado infinitamente.
Um beijo e até a próxima!
Jads L. Brognara
via ideas