
Aaaaaah, o amor! Não, espera ai, o vermelho não é a cor do amor como muitos pensam não, é a cor da paixão, algo um pouco mais avassalador e súbito. É a cor que 12% da população mundial tem como a sua favorita e outros 4% não gostam dela.

É uma cor forte, expressiva, violenta, chamativa. É chamada de primeira cor, pois foi a primeira cor a receber um nome e é também a primeira cor que um bebê enxerga, além disso, faça um teste rápido com uma criança e peça a ela para escolher uma cor, muito provavelmente será o vermelho, pois é a principal cor dos doces e balas e mais fácil de ser identificada.
É a cor do sangue, da dor e da vida, além disso também é a cor utilizada para presentear crianças, pois evita o mau olhado e para desejar boa saúde. Por muitos anos foi considerada a cor dos nobres e dos reis e é considerada a cor da felicidade na China.

É a cor utilizada em publicidade para incitar a fome a voracidade, é a cor do perigo e da atenção. Além de tudo isso foi considerada imoral por muito tempo, o ruivo das mulheres “bruxas” que foram queimadas e do antigo rouge, usado para tingir os lábios. Gosta da cor? Quanto esta cor faz parte da sua vida e seu dia a dia? Beijos e até a próxima!
Jads L. Brognara
HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo (SP): Gustavo Gili, 2013. 311 p.