Psicotropical para fechar!

Olá pessoas lindas, como estamos? Espero que todos muito bem, é claro! Para fechar as tendências do verão 2018/2019 trago agora a tendência do WGSN intitulada Psicotropical e sabe o que ela fala? Fala sobre o “natural que é sobrenatural”. Uma mescla de real e virtual que eles nomearam de “fijital” (uma mistura entre os termos físico e digital), pois quase todo o planeta é isso, um emaranhado de realidades físicas e digitais. Temos ambientes reais e virtuais para nos expressar e acompanhar as outras pessoas e é por este universo que esta tendência navega.

A tendência do Psicotropical é tátil, experimental, sensual. É a tendência mais livre, expressiva e irreal, por isso um nome vinculado ao termo psicodelia. É um universo entre os sonhos e a realidade, com base na natureza e também nas tecnologias. Estímulos neurológicos por pulsos de energia, experiências neurais a partir de apps e testes, experimentações em grupos ou indivíduos, tudo isso se torna mais forte e real com esta tendência. Ampliaremos a nossa capacidade de neuroplasticidade, que de acordo com o portal ‘Minuto Saudável’, significa: “A neuroplasticidade, também conhecida por plasticidade neuronal ou maleabilidade cerebral, é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves.”

24
<https://pixabay.com/photo-2033446/&gt;

Além disso a tecnologia será cada vez mais “vestível” e isso significa que os tecidos e as nossas roupas terão, sempre mais, capacidades além da vestibilidade, proteção, pudor ou status, as nossas roupas “conversarão” com nossos corpos e nossos cérebros atendendo sempre as nossas maiores necessidades.

Bioplásticos e o universo do esporte crescem, crescem e crescem. A reutilização deste material (plástico), é um dos tópicos centrais de muitas discussões ao redor do globo e esta tem dado origem e diversos novos objetos, tanto na moda como em outras áreas, como o esporte. E para esta área a tecnologia (em todos os níveis), só tem tornado os atletas cada vez melhores e até mais próximos de super máquinas (por que não utilizar o termo ciborgue, não é mesmo?!?).

 E para finalizar os paraísos artificiais e o “figital”. Cresce ao redor do globo os ambientes de entretenimento criados artificialmente como ilhas, praias e todo um universo, muitas vezes não possíveis na realidade daqueles locais. E junto a isso crescem também os espaços virtuais onde as pessoas criam uma nova versão delas mesmas para tal, com outras características, sejam estas físicas ou emocionais, tudo isso para fazer parte de mais uma rede social e interagir com pessoas do mundo todo. E como isso se reflete nas roupas?

Isso aparece em roupas exóticas, que trazem muitas referências de texturas incomuns, cores vivas, psicodélicas, expressivas e materiais com referências plásticas, principalmente tecidos reciclados a partir deste material! Por hoje é isso e o próximo post vai falar sobre as cores desta tendência! Beijos e até a próxima!

Jads L. Brognara

Referência: WGSN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.