Conexão Glocal

Olá pessoas, hora de conteúdo novo! E esta semana é sobre a segunda tendência para o inverno 2019: Conexão Glocal, também apresentada pelo WGSN. E o que esta tendência nos fala é que as referência para o universo urbano são ao mesmo tempo globais e locais, por isso o termo GLOCAL. Mas e aí, o que é que isso significa? No universo urbano o mix de informações é muito grande, mesclam-se culturas, referências de outros países e regiões, que como resultado temos um estilo bem único e expressivo.

Deve-se ter um cuidado ainda maior em relação a apropriação cultural, pois os limites ficam cada vez menos claros. Existe também um grande resgate nostálgico, a busca por sentimentos e momentos vividos no passado ficam ainda mais claros nas peças de roupas. Referências como Prince of Bel Air (aqui no Brasil é o seriado com Will Smith, chamado “Um maluco no pedaço”), que fez muito sucesso na década de 1990. Nacionalmente vimos o resgate de diversas bandas que fizeram sucesso na década de 1990 e que vieram representar alguns revivals como Rouge e o mais atual “boom” com Sandy e Júnior. Percebe-se que as pessoas estão preferindo voltar passado, pois ele é mais confortável do que o momento que vivemos atualmente e é também uma maneira de se reconectar as pessoas que por um motivo ou outro estavam afastadas.

Há um resgate aos ambientes suburbanos. As pessoas estão explorando mais os outros universos apresentados dentro das cidades. O design nunca esteve tão inclusivo, considerando as necessidades únicas e especiais de determinados grupos como idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. A música, o design e o cinema andam cada vez mais próximos, numa busca constante de aproximação de povos e culturas. E no meio disso temos as barreiras linguísticas (ou não), por este motivo cresceu tanto o uso de simbologias que ficam claras para qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.

E como isso aparece nas roupas? Um resgate ao anos 1990, sejam em estampas ou padronagens. As estampas étnicas aparecem com força e aparência renovada, com um mix de cores mais vivo e atual. E todas estas influências trabalham juntas, desde o cinema, as séries e principalmente, a música. Por hoje é isso, beijos e até a próxima!

Jads L. Brognara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.