Atenção mundo

Olá, olá pessoas! Hora do nosso encontro semanal e hoje preciso falar de algumas coisas bem importantes para o universo da moda: a mudança do mundo. Sim, é isso mesmo, o mundo está mudando, as pessoas estão mudando seus olhares sobre as coisas, as marcas e a moda. Não somos mais como antes. A internet, as grandes conexões com o mundo, os múltiplos canais de comunicação, as diferentes fontes de informação estão nos modificando. Mas por que agora? Pois temos novas gerações surgindo, novos olhares sobre as situações, muitas perguntas e respostas duvidosas.

Frente a tudo isso há um novo posicionamento: uma nova forma de consumir e sei que isso está afetando não apenas a moda, mas muitos outros mercados, porém posso falar com um pouco mais de propriedade sobre este mercado em específico! Alguns exemplos de todas estas mudanças são as novas marcas que estão surgindo ou então as antigas marcas se reestruturando e trazendo novas técnicas e novos jeitos de trabalhar, como: marcas veganas, livres de trabalho em situação similar a escravidão, processos de trabalho mais claros e abertos, preocupação ambiental e muito mais. 

Tudo isso tem acontecido pois os consumidores tem exigido e não as empresas passaram a se preocupar com isso (é claro, nunca generalizando, há sim empresas que apresentam tais preocupações a muito tempo, porém são poucas!). O consumidor não aceita mais e questiona: por que isto está sendo feito deste jeito? Por que a sua empresa tem este tipo de estratégia? É realmente necessário tratar pessoas, animais e meio ambiente deste jeito? E como consequência o que temos são as marcas se modificando, ou então, fechando portas. 

Um exemplo disso foi a marca Forever 21, uma das maiores redes de varejo do mundo declarando, na semana passada, uma possível falência. Uma empresa que tem mais de 800 lojas no mundo todo, com vendas estratosféricas e que tinha um único objetivo: vender roupas atuais, cools, baratas e facilmente descartáveis. Seu público? Jovem e sedento por mais. Porém este público mudou e agora faz compras na internet, de marcas que se apresentam e confirmam como sustentáveis. Compram de brechós, pois são peças mais duráveis e ainda em ótimo estado. Ou então fazem feiras de trocas entre si. Percebem como isso é grandioso? O mercado e as pessoas estão mudando e exigem que a indústria mude também. Victoria’s Secret é um exemplo de marca que não acompanhou a mudança do mundo e está perdendo consumidores e reconhecimento cada vez mais. Então o que posso dizer aqui, para marcas e lojas é: estejam atentos, o mundo está mudando. Um beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.