Tecnologias vestíveis ou wearables

Olá, olá pessoas! Hoje resolvi trazer um assunto que é paralelo a moda e que está revolucionando a maneira como nos conectamos com o mundo, literalmente, que são os wearables ou tecnologias vestíveis. E o que são essas tecnologias? São peças comuns ao nosso dia a dia, porém com uma capacidade e possibilidades maiores de utilização, conexão e interação com outros recursos, desde pulseiras e fones de ouvido.

É, eu sei, algumas coisas são um tanto quanto futuristas, outras já estão entre nós a bastante tempo, se a gente considerar como a tecnologia evolui rapidamente, não é mesmo? Vamos começar com os relógios e é claro que eles fazem mais do que mostrar as horas, né?!? Eles monitoram batimentos cardíacos, se conectam aos celulares e enviam informações atualizadas de mídias sociais e localização, por exemplo.

Já as pulseiras com estas tecnologias se conectam também aos celulares, por meio de aplicativos específicos, mas tem um foco maior em monitoramento físico e de saúde, como batimentos cardíacos, queima calórica e muito mais. Além disso, estas pulseiras estão cada vez mais associadas a outras tecnologias vestíveis, como os tênis de corrida com análises cada vez mais precisas e com retornos especiais, especialmente para atletas profissionais.

Outras tecnologias vestíveis interessantes são os óculos e fones de ouvido, porém estes ainda tem pouco adesão no mercado, principalmente depois de algumas polêmicas envolvendo o Google Glass, alguns anos atrás, quando surgiram várias denúncias de filmagens e uso indevido do equipamento.

É claro que ainda há muito para ser criado e desenvolvido a partir das tecnologias vestíveis e que, com certeza, ao longo do tempo se torne uma tecnologia mais barata e acessível a mais pessoas e com certeza teremos cada vez mais e mais “poder” a partir de nossas mãos e principalmente comando de voz para controle de todas as nossas coisas, por meio de algo que vem se discutindo já a algum tempo também, que é a “internet das coisas”, mas isso é um papo para outro momento! E aí, já teve ou tem alguma experiência com este tipo de tecnologia? Também é uma ótima dica de presente aí para o final do ano, principalmente para os amantes destes tipos de recursos! Um beijo e até a próxima!


Jads L. Brognara

Fontes:

https://ahgora.com/blog/tecnologias-vestiveis/

https://blogsigbolfashion.com/2017/12/14/wearables-tecnologias-vestiveis/

https://ofuturodascoisas.com/como-as-tecnologias-vestiveis-irao-revolucionar-a-educacao/

https://www.audaces.com/tecnologia-wearable-como-combinar-tecnologia-e-design-de-moda/

https://blog.modacad.com.br/wearables-a-moda-inteligente-das-tecnologias-vestiveis/

https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/seguranca-digital/tecnologias-vestiveis-estao-caindo-no-gosto-do-brasileiro,b120462e643ff381fc8d8404dda95fceilrb0e0c.html

https://transformacaodigital.com/o-que-e-tecnologia-wearable-e-o-que-falta-para-ser-massificada/

https://www.audaces.com/tendencias-o-que-e-tecnologia-vestivel/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.