FIQUE COMIGO

Olá, olá gente linda! Hoje é dia de livro por aqui! E resolvi trazer para vocês alguns comentários sobre o livro Fique comigo, da Ayobami Adebayo. Recebi este livro em 2018, via assinatura da TAG, que é a assinatura de um livro surpresa por mês. Devido a alguns fatores (todos pessoais) acabei cancelando a assinatura, mas nisso tudo eu já tinha, pelo menos, 12 livros para ler. Eu estava um pouco sobrecarregada de coisas e também tenho o hábito de voltar a ler livros já lidos, então alguns livros ficaram para trás (ainda há alguns na fila! HAHA). E este livro, o primeiro, de uma autora esplêndida e de nome difícil para eu ler, Ayobami Adebayo, me tocou profundamente.

É um romance nigeriano profundo que se passa entre alguns anos, 1985 até 2008, com relatos de Yejide e Akin, um casal apaixonado e que luta para manter um casamento com amor e com tentativas de criar a sua própria família. Além de todas as dificuldades de um relacionamento ainda havia como pano de fundos diversos embates políticos que estavam acontecendo. Yejide, a esposa e Akin, o marido, tinham um acordo de serem um casal monogâmico. Porém após alguns anos de relacionamento e sem filhos, a família de Akin interfere e Akin aceita uma segunda esposa.

Em diversos momentos a gente acha que o livro está indo em uma direção e as reviravoltas mais difíceis, tocantes e até chocantes, vão nos levando a altos e baixos junto com estes personagens. Ao final da leitura o sentimento que ficou foi de angústia, por personagens tão sofridos, por diferentes motivos e em como a vida e o que fazemos com ela é complexa, tecida nos mínimos detalhes e que cada ação, cada pequeno detalhe tem uma reação.

A dor da perda, da negação, do abrir mão, um desejo forte pela maternidade e paternidade em uma cultura tão diferente da nossa, tudo isso fica escancarado neste livro. Me tocou demais e é uma leitura que deve ser feita com a consciência bem aberta e que você não deve tirar conclusões precipitadas, de nada, até as últimas páginas. Se você é como a minha mãe e lê o final a procura de algumas respostas, este com certeza não é um bom livro para se fazer isso (apesar de eu achar que não se deve fazer isso nunca!), pois você pode acabar com a narratória incrível criada por Ayobami Adebayo. Fique comigo está a venda em diversos sites e plataformas, muito provável que em capas e desenhos bem diferentes destes que são assinados por Túlio Cerquize, especialmente para esta edição da TAG, experiências literárias. Essa é a minha dica de hoje, abra a sua mente e se entregue a uma nova história. Beijos e até a próxima!

Jads L. Brognara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.